Programação

Programação

Dia 10 de agosto

Lisa Orr - EUA – Esta renomada ceramista americana  é graduada em algumas das principais Universidades Americanas e fez pós graduação na Bulgária e Macedônia,  ela normalmente ministra cursos e workshops em vários locais desde universidades e escolas até festivais e congressos mundo afora, afim de promover a apreciação pela cerâmica utilitária feita a mão. Além do colorido de suas peças o que mais chama a atenção é o jeito como elas são feitas, Lisa utiliza várias técnicas ao mesmo tempo e mescla partes das peças feitas no torno com partes feitas escultoricamente.

Fernando Aidar -BRA- Fernando Aidar é um jovem e talentoso ceramista que vem conquistando seu espaço e reconhecimento, foi responsável pela criação e produção das cerâmicas do hotel Rosewood do complexo Cidade Matarazzo, hotel 6 estrelas recém inaugurado na região da Avenida Paulista. Formado em Artes Visuais com ênfase em gravura encontrou na cerâmica a sua vocação e principal fonte de renda. Seu trabalho transita livremente pelos campos da cerâmica utilitária e da arte contemporânea ,seus utilitários têm a forma de pequenas esculturas, assim como seus trabalhos artísticos trazem a característica forte do fazer manual Venha conhecer pessoalmente a trajetória e o trabalho deste promissor ceramista se apresentando pela primeira vez no CONTAF de maneira solo.

Makoto Fukuzawa e Kenjiro Ikoma- CCBRAS- Makoto é brasileiro e aprendeu cerâmica no Japão, Ikoma é japonês mas aprendeu cerâmica no Brasil!! Esta curiosa coincidência faz com que ambos apesar das raízes japonesas tenham uma maneira diferente de confeccionar o mesmo tipo de peça, quem assistir vai aprender duas técnicas de uma só vez.

Luciano Polverigiani-ARG- O Ceramista Argentino Luciano Polverigiani cria peças que se encontram entre objetos cerâmicos, esculturas e brinquedos, são peças que são criadas com um olhar lúdico e ponderado. Cada obra é produzida a partir de várias argilas e depois queimadas em forno a lenha e gás. Venha conhecer a trajetória deste talentoso ceramista.

 

Dia 11 de agosto

Fernando Aidar -BRA-  Em sua demonstração, Fernando fará uma peça com uma gama variada de técnicas, utilizando molde, torno e modelagem, vislumbrando um pouco a pluralidade que a argila e a cerâmica podem oferecer para o artista.

Lisa Orr -EUA- Demostração- Parte 01- Lisa Orr  utiliza várias técnicas na confecção de suas peças nesta apresentação ela demonstrará como as suas peças são feitas.

Hideko Honma- BRA- Hideko Honma tem na natureza a sua grande inspiração. Nela, ela observa o tempo: tempo para semear, brotar, florescer, tempo das podas, do fogo que purifica e transforma. Imersa nesse universo, Hideko entrega-se ao trabalho. A peça torneada congela o momento fugaz, criando um espaço interno vazio que, em um átimo, é totalmente preenchido por pensamentos, emoções. A natureza é ali preservada.

Nesta palestra, você vai conhecer mais sobre a trajetória desta ceramista brasileira de origem japonesa. Hideko une técnicas aprendidas no Japão com matérias-primas brasileiras. Da grama, dos galhos de café e da palha de arroz saem as cinzas que transforma em esmalte vidrado para suas peças. Conhecida por criar peças utilitárias, Hideko também atua como curadora e professora. Recentemente, criou a obra “1300º Das cinzas, uma árvore” para o Museu da Imigração, em São Paulo.

Hideko Homna - Nesta demonstração, Hideko abordará sua técnica no torno, com a gyubera (ferramenta japonesa de madeira) para dar a forma final à “chawan”, ou tigela japonesa. É uma de suas peças favoritas – simples e rica em referências culturais. Para ela, a chawan lembra duas mãos que se unem para acolher o alimento ou para oferecer um matchá. Produzir uma chawan honesta é um desafio a que ela se lança constantemente.  Simultaneamente, mostrará a diferença de técnica para a abertura de um prato.

Makoto Fukuzawa – CCBRAS- BRA- Queima a lenha- O ceramista Makoto Fukuzawa estudou cerâmica no Japão e de lá trouxe a experiência de se queimar a lenha, Makoto constrói os seus fornos e faz queimas em outros lugares para ensinar as possibilidades deste tipo de queima. Nesta palestra Makoto irá explicar as diferenças entre alguns tipos de fornos e como eles funcionam.

Jane Benutti -BRA – Aquarelado com sgrafito - Jane Benutti já faz pintura aquarelada na cerâmica, mas com o seu talento, decidiu unir o aquarelado com sgrafito.

Carol Lepienski- Casa do Ceramista- BRA - Frequentemente quando temos algum problema logo imaginamos que se trata de defeitos relacionados a fabricação do esmalte, mas na grande maioria das vezes estão relacionados com a técnica utilizada para esmaltação ou a queima, nesta palestra a Ceramista Carol irá abordar alguns destes problemas e como solucioná los

Causos de Cerâmica – Você sabe que ceramistas são grandes contadores de histórias, venha participar do primeiro stand up de cerâmica, com alguns ceramistas que tem muitas histórias para contar

Bianca Vidal -BRA- Queima primitiva de buraco- Bianca Vidal é de Guarapari-ES, artista plástica e ceramista,em seu atelier, dá aula de todas as técnicas de modelagem e esmaltação e desenvolve pesquisas de formulação de massas e vidrados cerâmicos autorais, além de fazer raku..Em sua palestra ela vai contar tudo sobre o forno de buraco que construiu,além de mostrar todo o processo fotografado ,ela vai falar o passo a passo , os perrengues , o que deu certo e o que deu errado.

Damián Cabrera- Museu Del Barro -PY - O Museu do Barro, em Assunção, Paraguai, é uma iniciativa privada, constituída ao longo de mais de três décadas de trabalho. Nascido em 1972grande parte do seu acervo são de peças feitas em argila e barro por tribos indígenas. No local também encontramos peças de cerâmica pré colombiana como também, obras em madeira, rendas e material contemporâneo ,conheça mais sobre a fundação ,o acervo para programar a sua visita a este local maravilhoso.

 

Dia 12 de agosto

Maria Cheung -BRA – Experiências pessoais do processo criativo- Será apresentado, através de imagens, o processo de desenvolvimento da sua Arte Conceitual.É um relato de vivencia pessoal e das questões pertinentes da busca do auto- conhecimento através da arte.

Aurélio Razaboni Silva -BRA - Desvendando mitos sobre esmaltes cerâmicos- Ciclo de queima, camada ,matérias primas e etc. O Engenheiro de materiais Aurélio Razaboni Silva trabalhou sempre com esmaltes cerâmicos, nesta palestra ele dirá as razões dos principais problemas e explicará soluções sobre os principais defeitos em relação aos esmaltes cerâmicos.

Luciano Polverigiani-ARG- DEMONSTRAÇÃO-  Luciano não só esculpe suas peças ele também utiliza modelagem por placas e fundição por barbotina  e a decoração são engobes e esmaltes  assista  como este ceramista premiado realiza a criação de suas peças.

Caio Giardullo -BRA- Formação de preços- Nenhum ceramista encontra uma apostila ou livro que o ensine como calcular o preço de uma cerâmica, por isso, Caio Giardullo que sempre trabalhou fornecendo suprimentos para os ceramistas foi convocado a ministrar uma palestra que explique como calcular o preço de uma peça cerâmica para que nenhum ceramista tenha prejuízo.

Lisa Orr -EUA- Demostração- Parte 02- Nesta segunda parte Lisa vai terminar a confecção , decorar as peças que foram feitas na primeira demonstração e se despedir dos participantes do congresso.

Makoto Fukuzawa-  BRA- Mini fornos anagama-Criados por um ceramista japonês estes mini fornos são como esculturas, mas na verdade tem desempenho similar aos fornos anagama, atingindo altíssimas temperaturas.

Carol Lepienski -Casa do Ceramista - Efeitos Cósmicos com esmaltes reativos-Técnica decorativa de esmaltação utilizando sobreposição ordenada de esmaltes reativos para formação de efeitos cósmicos. Se inspire e reproduza em suas peças de cerâmica nebulosas e galáxias, como a Via Láctea e Andrômeda, transformando processos dinâmicos de esmaltação em formações vitrificadas que convergem para um ponto central.

Carol Lamaita -BRA -Sustentabilidade Cerâmica- Encontrar em um atelier ou uma cerâmica o equilíbrio entre o suprimento de suas necessidades e o uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar a natureza , vai além de somente reciclar a argila. A ceramista Carol Lamaita é uma ceramista que aplica várias técnicas em seu atelier e na sua palestra ensinará várias maneiras de eliminar os desperdícios.

Luciano Polverigiani-ARG – Suas peças parecem personagens de quadrinhos, mas são esculturas, feitas com placas e cobrinhas de argila, depois decoradas com engobes e esmaltes bem coloridos, assista de perto como o ceramista Luciano Polverigiani cria suas obras.

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio