Imprensa


Veja o que está sendo comentado sobre o CONTAF 2017

Campinas sedia grande congresso das Artes do Fogo

A Arte Cerâmica está em franca expansão, no Brasil, reunindo grandes talentos. Porém, ainda há uma forte demanda sobre a capacitação e atualização de processos e técnicas. Para atender esta necessidade, todos os anos Caio e Paschoal Giardullo organizam e promovem o Contaf-Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, sempre em uma determinada cidade brasileira. Este ano, em sua 14a edição, seus organizadores elegeram a cidade de Campinas/SP.

O CONTAF Campinas 2017 acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Hotel Meliá, com palestras, debates e demonstrações de técnicas, envolvendo os processos das Artes do Fogo , além de uma feira de negócios com materiais e equipamentos , para as artes cerâmica e vidro.

Entre os palestrantes, presenças confirmadas do casal Mieko Ukeseki e Mário Konishi, ambos ceramistas renomados, com ateliê instalado no Polo Cerâmico de Cunha/SP. Apesar de trabalharem juntos, dividirem o mesmo espaço, o casal atua de forma independente. Enquanto Mieko, natural de Mie/Japão e radicada no Brasil desde 1975, inspira-se na natureza e em sua experiência multicultural, Mário tem forte influência nas linhas arquitetônicas, criando utilitários de formas lúdicas e provocativas. Ambos farão uma demonstração simultânea, revelando como um casal pode viver harmoniosamente na vida, no casamento, na família e no ateliê.

Entre as atrações internacionais, o congresso traz para Campinas o renomado ceramista Nicola Boccini, nascido em Deruta/Itália, famosa cidade em todo o mundo, por sua significativa produção cerâmica. Este versátil e eclético artista italiano aprendeu a dominar as técnicas da Arte Cerâmica primeiramente com seu pai, conhecendo inúmeros segredos transmitidos de geração a geração. Na década de 90, Boccini decidiu aprofundar seus conhecimentos, e toda sua devoção artística e em 1998, ao receber uma bolsa de estudos para a Royal Art Academy de Den Haag/Holanda.

Adquiriu novas experiências concentuais, abstratas, informais, minimalistas e significativas, transformando sua linguagem contemporânea numa obra densa, rica e repleta de referências estéticas inovadoras. Confirmada, também, a presença de Peter Beasecker, natural de Toledo/Ohio/EUA, ganhou reconhecimento como criador de elegantes potes de porcelana. Seus trabalhos mais recentes evocam a sutileza estética e se estendem para as placas e vasos. O artista juntou-se à Universidade de Syracuse do Colégio de Artes Visuais e Performing, em 2009 como professor associado. Antes disso, foi professor de Arte na Meadows School of the Arts e Southern Methodist University.

Desde 1992, sua obra faz parte das coleções da Renwick Gallery of the Smithsonian Institution, The Minneapolis Institute of Art e o Mint Museum, na Carolina do Norte/EUA. O Contaf já percorreu diversas cidades do Brasil, entre Itaipava, distrito de Petrópolis/RJ, São João Del Rei/MG, São Paulo/SP e Joinville/SC. É uma realização da ABCeram -Associação Brasileira de Cerâmica, Revista Mão na Massa, Pascoal Equipamentos e Massas Cerâmicas e Arte Brasil Materiais. Com apoio da Zeramics, PSH Brasil, Orient, Importadora Eda e Casa do Ceramista.

14o Contaf Campinas 2017 Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo

De 22 a 24 de agosto de 2017

Local: Hotel Meliá Campinas Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí - Campinas – SP

Informações e inscrições disponíveis no site www.contaf.com.br 

Informações para a imprensa: Silvana Baierl – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - (11) 98276-2624

 

Contato: (11) 5594-5184 / 5071-0011
contaf@contaf.com.br | www.contaf.com.br 
(c) 2013 Copyright - Todos os direitos reservados